sábado, 17 de abril de 2010

A Imigração Européia e Asiática Para o Brasil

Atenção alunos do 3° ano "E" e 3° ano "F", do Floriano Peixoto, deixo aqui um texto complementar sobre os povos que imigraram para o Brasil nos séculos XVIII, XIX e XX. Por favor, leiam e estudem, pois cairá na nossa próxima avaliação.

Professor Carlos
IMIGRAÇÃO EUROPÉIA E ASIÁTICA PARA O BRASIL

Os movimentos migratórios no Brasil podem ser assim classificados:

DE 1808 A 1850

· Abertura dos portos às nações amigas;
· Estrangeiros podem ser proprietários de terras;
· Início da imigração espontânea, favorecida pelo Governo, para ocupação dos vazios demográficos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

DE 1850 A 1888

· Proibição do tráfico de escravos (em 1850);
· Incentivo à imigração.

DE 1888 EM DIANTE

· Abolição da Escravatura (Lei Áurea – 1888);
· Incentivos Estatais (federal e estadual) para a imigração;
· Expansão da cultura cafeeira, que aumentou a demanda por mão-de-obra.


Os principais grupos que entraram no Brasil nesse período foram:

ITALIANOS – pico da imigração em 1850. Fixaram-se principalmente em SP (indo trabalhar nas lavouras de café), e no RS (onde dedicaram-se à agricultura familiar e fundaram algumas indústrias familiares). Constituem-se o maior grupo de imigrantes que veio para o Brasil.

JAPONESES – primeiras levas em 1908. Já os maiores contingentes vieram entre 1925 e 1935. Fixaram-se principalmente em SP (90% dos japoneses), indo trabalhar na cultura do café. Também foram para o PR, AM, PA e GO, dedicando-se à agricultura familiar (horticultura e fruticultura). Constituem-se no segundo maior grupo de imigrantes que veio para o Brasil.

ESPANHÓIS – estão presentes no território brasileiro desde dos tempos coloniais. Não ocuparam nenhuma área específica, mas São Paulo foi a cidade mais procurada.

ALEMÃES – fixaram-se principalmente nos estados da região Sul (RS, SC e PR). Início da imigração em 1824. Dedicaram-se à agricultura familiar.

SÍRIO-LIBANESES – os primeiros contingentes chegaram no final do século XIX, quando a Síria e o Líbano estavam ocupados pela Turquia. Eram ricos fugidos da ocupação, que fundaram grandes empresas no Brasil. Não possuem uma área definida de fixação, mas a cidade de São Paulo e Foz do Iguaçu (PR) foram as cidades que mais receberam este grupo. É um dos menores grupos que migraram para o Brasil.

ESLAVOS – (ucranianos, poloneses e finlandeses) Foram os menores grupos que migraram para o Brasil. Dedicaram-se à agricultura familiar, e concentraram-se no PR, RJ e ES.

6 comentários: