sexta-feira, 9 de abril de 2010

GABARITO DA PROVA DO 2° "A" E 2° "B" (09/04/2010) - ESCOLA ESTADUAL FLORIANO PEIXOTO

1 - A
2 - C
3 - E
4 - D
5 - A
6 - D
7 - E
8 - C
9 - C
10 - D
11 - E (EXTRA)

COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES:

1 - Antes de responder a qualquer questão que fale sobre a globalização, é preciso que fique claro que este processo não é justo, ou seja, os países ricos sempre levam vantagem em relação aos países pobres, com exceção de alguns países subdesenvolvidos como Brasil, China, México, Índia, etc. Vocês poderiam ter analisado a tabela da 4ª questão. Ela ajudaria a compreender melhor como a globalização atinge melhor as nações ricas do que as pobres. Portanto, qualquer afirmativa que falasse que a Globalização insere, ajuda, beneficia as nações pobres (como a IV e V), estão erradas.

2 - Como já justifiquei na questão anterior, os países pobres não tem acesso às inovações tecnológicas frutos da globalização. Um exemplo são os medicamentos, que quando lançados, são voltados às populações das nações ricas, e não das pobres.

3 - Gente, eu falei várias vezes na sala que BRIC é uma sigla para se referir às nações em desenvolvimento que mais crescem, no caso, em ordem, Brasil, Rússia, India e China. Muita gente confundiu o I de Índia, com Indonésia por conta da tabela. Isso foi uma pegadinha, afinal, o objetivo dessa prova foi mostrar a vocês as "cascas de banana" que irão encontrar em provas de ENEM, PSS, Concursos, Vestibulares, etc. Eu, como professor, devo preparar vocês pra isso.

4 - Quem respondeu a 1ª e a 2ª certamente não teve dificuldade de responder a essa. Mais uma vez afirmo: os países pobres (principalmente os da África) não tem acesso aos produtos, às tecnologias difundidas pelo processo de Globalização.

5 - Eu expliquei na sala que quando compramos um produto de uma empresa multinacional, estamos enviando dinheiro pra fora do Brasil, mais precisamente para o país de origem dessa empresa.

6 - Por favor, eu disse na sala que as letras C e E tinham a mesma alternativa, e que ambas não eram a resposta. Portanto, eu eliminei pra vocês duas alternativas. A resposta só poderia ser as letras A, B ou D. Gente, se a questão pedia 2 características que vao além do lado econômico, nenhuma alternativa poderia ter alguma coisa relacionada a dinheiro. Portanto, a livre circulação de pessoas e a proibição da entrada de imigrantes seria a resposta, pois nenhuma dessas tem haver diretamente com o lado econômico.

7 - Muita gente errou essa por que não leu a questão. Era pedido a resposta INCORRETA. Assim, 4 alternativas estavam certas, e somente uma errada, e a resposta seria justamente essa errada. Pelo amor de Deus, se as quarto primeiras afirmativas estavem certas, então a resposta seria a letra E (Nenhuma das Alternativas).

8 - Percebi que muitos de vocês tem dificuldade em ler mapas. O mapa mostra a Europa Nórdica, ou seja, aqueles países mais próximos ao pólo norte. Gente, era só marcar a alternativa que tivesse o nome de uma empresa desses países, no caso a Ericsson, que é da Finlândia. Antes que vocês questionem, a Finlândia, Noruega e Suécia formam a Europa Nórdica. Eram pra vocês saberem disso. O fato desse mapa não ter o nome da Finlândia destacada foi de propósito. Mais uma casca de banana, pra levar vocês a pensarem. A pressa atrapalhou muita gente.

9 - Gente, eu falei na sala que as Havainas, que antes era vista como sandália de pobre, hoje é a marca de uma empresa brasileira mais conhecida lá fora. Até o Obama foi fotografado usando Havaianas durante suas férias no Havaí. Na Europa, nos EUA, um par dessa sandália chega a custar US$ 100,00. Eu lembro que até falei de uma propaganda, onde um turista vinha pra cá e levava na mala mais de 20 pares de sandália por que aqui elas custam menos.

10 - Pela charge do Chico Bento (OBS: O Chico Bento, fala assim mesmo, errado, caipira, não tem erro de português não nas tiras do gibi, viu) percebe-se que quanto mais as pessoas consomem produtos desenvolvidos e difundidos na era da globalização, mais recursos naturais são consumidos.

11 - A China é hoje, o país que mais cresce ecnomicamente. Até um aluno de 6° ano sabe disso. Passa sempre nos telejornais.

Qualquer coisa, deixem comentário que eu respondo. Até a próxima aula.

Professor Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário