segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Escola Estadual Floriano Peixoto - Atividade de Sociologia Para os Alunos do Horário Noturno que faltaram no dia 28/12/2009.

Atenção alunos do horário noturno, temos até 15 de janeiro para fechar as notas. Hoje (28/12/2009), muitos alunos não puderam ir à escola (ou não sabiam que haveria aula, ou não foram mesmo). Bem, o importante é que na próxima segunda (04/01/2010), estarei na escola, recolhendo o trabalho que fiz hoje. Caso você tenha faltado, imprima a atividade abaixo, a responda e me entregue dia 04. OBS: tem que imprimir, viu, rsrsrs
Qualquer dúvida deixe comentários. Abraços, e boas festas. Professor Carlos Abreu.

ESCOLA ESTADUAL FLORIANO PEIXOTO – 2009

NOME: _____________________________________
SÉRIE: __________ DATA: __________ N° ________ PROF°. CARLOS ABREU

ATIVIDADE AVALIATIVA DE SOCIOLOGIA

O negro no Brasil contemporâneo

Dados referentes nos Indicadores Sociais Mínimos do IBGE de 1996 mostraram que a taxa de mortalidade entre crianças negras e pardas no Brasil é dois terços superior à da população branca da mesma idade. Em outras palavras, até os 5 anos, elas têm 67% mais chances de morrer do que uma criança branca. O índice de mortalidade de crianças brasileiras pardas e negras de até 5 anos de idade é de 76 para cada mil nascida vivas. Entre as brancas, a taxa cai para 46 mortes em cada mil.
Também entre os adultos, os homens e mulheres negros estão em condições de maior desigualdade em nosso país. Dados do último censo realizado pelo IBGE em 1990, revelam que entre os brasileiros que contavam com carteira assinada, 58% eram brancos e 41% negros (34% considerados pardos mais 7% considerados negros). De cada 100 empregados, 51% sobreviviam com salário mínimo. Do total de trabalhadores que ganhavam um salário mínimo, 79% eram negros. A inserção no mercado de trabalho é precoce: as crianças brancas de 10 a 14 anos somam 14,9% e as negras 20,5%.
Na área educacional, em 1997, segundo o IBGE, 18% da população brasileira é analfabeta, sendo que entre os negros este percentual sobe para 35,5%, enquanto na população branca é de 15%. No outro extremo, 4,2% dos brancos e apenas 1,4% dos negros haviam alcançado o ensino superior. Em todos os níveis educacionais, a participação do segmento branco é nitidamente superior à do segmento negro. Essa desigualdade reflete-se no acesso ao emprego, aos serviços, aos direitos mínimos de cidadania e na participação no poder, além do aspecto ideológico, marcado pelos preconceitos e estereótipos.
Para exemplificar melhor esse fato, segundo os dados do IBGE de 1997, a média salarial da população branca no país foi de 600 reais por mês, já a média da população negra foi de 300 reais.
O conhecimento sobre as desigualdades raciais, que nos leva à constatação de que um trabalhador negro com formação universitária recebe o equivalente à metade do salário de um trabalhador branco com igual qualificação, comprova a teoria de que a discussão sobre a problemática racial não pode estar dissociada da luta pela igualdade de classes, principalmente porque muitos dos trabalhadores são negros.



1 – Porque o negro tem condições de vida inferiores as dos brancos?
2 – Explique por que o brasileiro tem vergonha de se declarar negro.
3 – O que deveria ser feito para equiparar as condições de vida entre brancos e negros no Brasil?
4 – Você considera o Brasil um país racista? Justifique sua resposta.

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