segunda-feira, 26 de abril de 2010

GABARITO DA PROVA DE GEOGRAFIA DO 6° ANO (26/04/2010) - CENTRO EDUCACIONAL O PEQUENO PRÍNCIPE

1 - B
2 - C
3 - C
4 - B
5 - D
6 - A
7 - C
8 - A
9 - C
10 - E

Boa Sorte.

OBS: A 6ª questão pedia o LESTE da letra I, mas na verdade era pra dizer qual letra estava a OESTE. Na hora da prova fiz essa correção nas provas de todos os alunos.

Professor Carlos Abreu


sábado, 17 de abril de 2010

A Imigração Européia e Asiática Para o Brasil

Atenção alunos do 3° ano "E" e 3° ano "F", do Floriano Peixoto, deixo aqui um texto complementar sobre os povos que imigraram para o Brasil nos séculos XVIII, XIX e XX. Por favor, leiam e estudem, pois cairá na nossa próxima avaliação.

Professor Carlos
IMIGRAÇÃO EUROPÉIA E ASIÁTICA PARA O BRASIL

Os movimentos migratórios no Brasil podem ser assim classificados:

DE 1808 A 1850

· Abertura dos portos às nações amigas;
· Estrangeiros podem ser proprietários de terras;
· Início da imigração espontânea, favorecida pelo Governo, para ocupação dos vazios demográficos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

DE 1850 A 1888

· Proibição do tráfico de escravos (em 1850);
· Incentivo à imigração.

DE 1888 EM DIANTE

· Abolição da Escravatura (Lei Áurea – 1888);
· Incentivos Estatais (federal e estadual) para a imigração;
· Expansão da cultura cafeeira, que aumentou a demanda por mão-de-obra.


Os principais grupos que entraram no Brasil nesse período foram:

ITALIANOS – pico da imigração em 1850. Fixaram-se principalmente em SP (indo trabalhar nas lavouras de café), e no RS (onde dedicaram-se à agricultura familiar e fundaram algumas indústrias familiares). Constituem-se o maior grupo de imigrantes que veio para o Brasil.

JAPONESES – primeiras levas em 1908. Já os maiores contingentes vieram entre 1925 e 1935. Fixaram-se principalmente em SP (90% dos japoneses), indo trabalhar na cultura do café. Também foram para o PR, AM, PA e GO, dedicando-se à agricultura familiar (horticultura e fruticultura). Constituem-se no segundo maior grupo de imigrantes que veio para o Brasil.

ESPANHÓIS – estão presentes no território brasileiro desde dos tempos coloniais. Não ocuparam nenhuma área específica, mas São Paulo foi a cidade mais procurada.

ALEMÃES – fixaram-se principalmente nos estados da região Sul (RS, SC e PR). Início da imigração em 1824. Dedicaram-se à agricultura familiar.

SÍRIO-LIBANESES – os primeiros contingentes chegaram no final do século XIX, quando a Síria e o Líbano estavam ocupados pela Turquia. Eram ricos fugidos da ocupação, que fundaram grandes empresas no Brasil. Não possuem uma área definida de fixação, mas a cidade de São Paulo e Foz do Iguaçu (PR) foram as cidades que mais receberam este grupo. É um dos menores grupos que migraram para o Brasil.

ESLAVOS – (ucranianos, poloneses e finlandeses) Foram os menores grupos que migraram para o Brasil. Dedicaram-se à agricultura familiar, e concentraram-se no PR, RJ e ES.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

GABARITO DAS PROVAS DO 1° "C" E 1° "E" (15/04/2010) - ESCOLA ESTADUAL FLORIANO PEIXOTO

TIPO I

1 - C
2 - C
3 - C
4 - B
5 - A
6 - C
7 - ANULADA
8 - A
9 - B
10 - D
11 - ANULADA

TIPO II

1 - C
2 - C
3 - D
4 - A
5 - C
6 - ANULADA
7 - C
8 - E
9 - ANULADA
10 - D
11 - ANULADA

OBS: As questões anuladas dão pontos a todos os alunos.

Boa Sorte.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

GABARITO DA PROVA DO 2° "A" E 2° "B" (09/04/2010) - ESCOLA ESTADUAL FLORIANO PEIXOTO

1 - A
2 - C
3 - E
4 - D
5 - A
6 - D
7 - E
8 - C
9 - C
10 - D
11 - E (EXTRA)

COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES:

1 - Antes de responder a qualquer questão que fale sobre a globalização, é preciso que fique claro que este processo não é justo, ou seja, os países ricos sempre levam vantagem em relação aos países pobres, com exceção de alguns países subdesenvolvidos como Brasil, China, México, Índia, etc. Vocês poderiam ter analisado a tabela da 4ª questão. Ela ajudaria a compreender melhor como a globalização atinge melhor as nações ricas do que as pobres. Portanto, qualquer afirmativa que falasse que a Globalização insere, ajuda, beneficia as nações pobres (como a IV e V), estão erradas.

2 - Como já justifiquei na questão anterior, os países pobres não tem acesso às inovações tecnológicas frutos da globalização. Um exemplo são os medicamentos, que quando lançados, são voltados às populações das nações ricas, e não das pobres.

3 - Gente, eu falei várias vezes na sala que BRIC é uma sigla para se referir às nações em desenvolvimento que mais crescem, no caso, em ordem, Brasil, Rússia, India e China. Muita gente confundiu o I de Índia, com Indonésia por conta da tabela. Isso foi uma pegadinha, afinal, o objetivo dessa prova foi mostrar a vocês as "cascas de banana" que irão encontrar em provas de ENEM, PSS, Concursos, Vestibulares, etc. Eu, como professor, devo preparar vocês pra isso.

4 - Quem respondeu a 1ª e a 2ª certamente não teve dificuldade de responder a essa. Mais uma vez afirmo: os países pobres (principalmente os da África) não tem acesso aos produtos, às tecnologias difundidas pelo processo de Globalização.

5 - Eu expliquei na sala que quando compramos um produto de uma empresa multinacional, estamos enviando dinheiro pra fora do Brasil, mais precisamente para o país de origem dessa empresa.

6 - Por favor, eu disse na sala que as letras C e E tinham a mesma alternativa, e que ambas não eram a resposta. Portanto, eu eliminei pra vocês duas alternativas. A resposta só poderia ser as letras A, B ou D. Gente, se a questão pedia 2 características que vao além do lado econômico, nenhuma alternativa poderia ter alguma coisa relacionada a dinheiro. Portanto, a livre circulação de pessoas e a proibição da entrada de imigrantes seria a resposta, pois nenhuma dessas tem haver diretamente com o lado econômico.

7 - Muita gente errou essa por que não leu a questão. Era pedido a resposta INCORRETA. Assim, 4 alternativas estavam certas, e somente uma errada, e a resposta seria justamente essa errada. Pelo amor de Deus, se as quarto primeiras afirmativas estavem certas, então a resposta seria a letra E (Nenhuma das Alternativas).

8 - Percebi que muitos de vocês tem dificuldade em ler mapas. O mapa mostra a Europa Nórdica, ou seja, aqueles países mais próximos ao pólo norte. Gente, era só marcar a alternativa que tivesse o nome de uma empresa desses países, no caso a Ericsson, que é da Finlândia. Antes que vocês questionem, a Finlândia, Noruega e Suécia formam a Europa Nórdica. Eram pra vocês saberem disso. O fato desse mapa não ter o nome da Finlândia destacada foi de propósito. Mais uma casca de banana, pra levar vocês a pensarem. A pressa atrapalhou muita gente.

9 - Gente, eu falei na sala que as Havainas, que antes era vista como sandália de pobre, hoje é a marca de uma empresa brasileira mais conhecida lá fora. Até o Obama foi fotografado usando Havaianas durante suas férias no Havaí. Na Europa, nos EUA, um par dessa sandália chega a custar US$ 100,00. Eu lembro que até falei de uma propaganda, onde um turista vinha pra cá e levava na mala mais de 20 pares de sandália por que aqui elas custam menos.

10 - Pela charge do Chico Bento (OBS: O Chico Bento, fala assim mesmo, errado, caipira, não tem erro de português não nas tiras do gibi, viu) percebe-se que quanto mais as pessoas consomem produtos desenvolvidos e difundidos na era da globalização, mais recursos naturais são consumidos.

11 - A China é hoje, o país que mais cresce ecnomicamente. Até um aluno de 6° ano sabe disso. Passa sempre nos telejornais.

Qualquer coisa, deixem comentário que eu respondo. Até a próxima aula.

Professor Carlos